Projetos


CONHEÇA AQUI NOSSOS PROJETOS!!




Projeto de Iniciação Desportiva e de Handebol

O Projeto de Iniciação Desportiva e de Handebol é desenvolvido pela professora de Educação Física da escola na parte da manhã, e a tarde ocorre em parceria com a Escola Santa Catarina/ Handebol Social. Por ser um dos esportes mais praticados pelas escolas no Brasil, e sabendo-se também da importância pelo seu caráter  pedagógico, e especialmente pelo gosto demonstrado pelos alunos por esta modalidade, foi implantado este projeto. Tem como objetivo principal possibilitar a prática desportiva, preservando as características individuais, necessidades e interesses de cada aluno, desenvolvendo suas habilidades e capacidades físicas, cognitivas, afetivas, psicológicas, trabalhando a cooperação, a convivência em grupo, a autoconfiança, o respeito às individualidades e potencialidades de cada um, além de oportunizar diversas experiências favoráveis para a sua formação integral. 




Projeto de Laboratório de Informática Educativa

 
O Laboratório de Informática Educativa (LIE) está inserido no cotidiano da escola e proporciona um ambiente rico que oferece inúmeras possibilidades para que alunos e professores interajam, produzam e publiquem seus projetos. O projeto atende a todos os alunos, em horários semanais fixos e em horários de agendamento flexíveis. 
O LIE da EMEF. Pres. Affonso Penna existe na escola desde 1989 quando foi inaugurado com 4 equipamentos que foram, nos anos seguintes, substituídos por computadores  mais “modernos”. Em 2010 a escola recebeu um novo laboratório do projeto PROINFO-MEC substituindo os computadores.


Sala Multifuncional e Laboratório de Aprendizagem  

A EMEF Presidente Affonso Penna no ano de 2009 oportunizou à sua comunidade a Sala de Recursos com o objetivo de incluir, apoiar, orientar e trabalhar as potencialidades de alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem.
Atualmente este espaço é dividido em dois momentos:


Laboratório de Aprendizagem:
 
Destinado às crianças com dificuldades de aprendizagem, mas sem deficiência específica, obtendo nos encontros, a oportunidade de equalizar saberes e ter acesso ao conhecimento, resgatando o aluno, instigando-o nas suas potencialidades.
 
Sala Multificional

Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Espaço onde se realiza o AEE de alunos com necessidades educacionais especiais. O atendimento constitui-se de materiais didáticos, equipamentos e recursos pedagógicos, adequados às necessidades dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, vinculadas a algum tipo de deficiência.
O AEE deve estar presente em todas as etapas e modalidades da educação básica e se destina apoiar o desenvolvimento dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Projeto de Origami
 
O Origami é a arte japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. A arte pode ser utilizada como recurso terapêutico e como forma de relaxamento para lidar com o estresse.

O “Projeto de Origami” acontece na escola, duas vezes por semana, com o objetivo de exercitar a motricidade, desenvolver a visualização, a concentração, a paciência e estimular o raciocínio e a criatividade dos alunos.


Projeto de Dança


O Projeto de Dança tem como objetivo despertar o gosto pela dança, proporcionando além do desenvolvimento das capacidades físicas a ampliação do gesto motor. A possibilidade da experimentação de movimentos, de deslocamentos, de orientação no espaço, de organização de movimentos, inventar sequências de movimentos para a criação de coreografias, exploração de diferentes ritmos, estimula a criatividade, beneficiando a corporeidade e a formação integral do aluno.



Projeto de Xadrez 
 
O Xadrez entrou na escola como jogo didático nas aulas do Laboratório de Matemática em 1999. A adoção do Xadrez como ferramenta didático-pedagógica está atribuída à conscientização dos benefícios propiciados pelo estudo e pela prática sistemática do jogo, no desenvolvimento de muitas habilidades mentais. Percebe-se visivelmente a evolução na aprendizagem dos alunos. O Xadrez na escola é uma prática constante e consolidada. O objetivo geral do esporte é desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.

0 comentários:

Postar um comentário